Analisando dessa forma, alguns criam a perspectiva de
que esta é uma atividade isolada e cujo funcionamento não influencia em
nada nos outros setores da empresa. Uma visão errônea de uma tarefa
essencial para qualquer organização.
Gerir
de forma eficaz o estoque é tão importante, que faz parte do capital de
giro. Ou seja, impacta diretamente no poderio financeiro disponível
para a empresa se manter por um determinado tempo no mercado.
Logo, uma má gestão do estoque pode fazer com que grandes planejamentos sejam comprometidos.
Neste
artigo vamos abordar a importância de um efetivo controle de estoque e
apresentar benefícios de se adotar a prática na empresa. Continue
acompanhando a leitura e confira!
A importância do controle de estoque
O
controle de estoque é a ação de acompanhar a quantidade de mercadoria
que a empresa tem. Além disso, verifica quais produtos estão disponíveis
para venda ou para serem utilizados internamente (podem ser desde
ferramentas ou acessórios utilizados na manutenção até insumos para
fabricação).
Esse controle é aplicado a
todas as mercadorias que a empresa utiliza para produzir um serviço ou
produto, ou seja, na parte comercial ou no setor de produção — desde
matérias-primas até produtos acabados.
Sendo assim, é fácil concluir que um controle de estoque é importante no que tange o fluxo de produtos da empresa.
O
acompanhamento desse fluxo é essencial para que a área comercial
consiga cumprir as metas, o setor de marketing desenvolva estratégias e,
até mesmo, o financeiro possa concluir algumas de suas etapas de forma
eficaz.
Veja abaixo 6 benefícios que um bom controle de estoque pode trazer para sua empresa:
1. Otimiza recursos
Um
dos principais motivos para se buscar controlar o estoque é a
manutenção de um nível de estoque equilibrado, evitando excessos e
falta, tanto de matéria-prima quanto do produto final. Na prática, isso significa otimização de recursos, refletindo em uma saúde financeira melhor para a empresa.
Mas
como isso ocorre? Acontece que estoques elevados demandam altos
investimentos na aquisição, manuseio e manutenção, o que diminui o poder
de compra em outras mercadorias.
Se
você atuar em um operador logístico, por exemplo, o seu custo pode ser
medido por posição palete. Logo, quanto maior o estoque, maior o custo
operacional.
Outro fator relevante a se
considerar é o custo de oportunidade. Estoque significa dinheiro parado.
Será que não existiria outra opção que traria maior retorno com menor
risco?
2. Reduz desperdícios e custos
O
acompanhamento de estoque elimina o excesso de produtos, o que, por
consequência, reduz o número de furtos, avarias, vencimentos, produtos
obsoletos ou parados, entre outros. Evitar esses contratempos implica
reduzir consideravelmente os custos da empresa, tanto de tempo quanto
financeiro.
Imagine que você tem um alto
estoque de um produto farmacêutico e, de repente, a legislação muda e
esse medicamento é impedido de ser comercializado. Todo o estoque do
produto foi perdido, além do tempo despendido e os custos para descarte
que virão.
Manter o estoque equilibrado
também evita que os corredores da área de separação fiquem lotados,
facilitando o processo de picking e reabastecimento e aumentando a
produtividade.
3. Evita reação em cadeia
Uma
das consequências mais graves que pode acontecer quando não há um
correto controle de estoque é a falta de produto para entrega ou
matéria-prima para novas produções (dependendo do segmento da empresa).
Isso acarreta uma negativa reação em cadeia.
Como
o seu cliente poderá fazer grandes pedidos, se você não consegue
entregar no prazo acordado pequenos pedidos? Em algumas situações, a
quantidade de clientes perdidos pode ser algo irreversível, ainda mais
se for uma empresa que estiver em um bom momento de crescimento ou
expansão.
A reação em cadeia começa com
um controle de estoque malfeito, passando por uma queda na dinâmica dos
colaboradores, redução de vendas e impactando no retorno financeiro da
empresa.
4. Integra a gestão financeira
O
controle de estoque está direta e indiretamente ligado a muitas
atividades da empresa, sendo a área financeira uma das mais importantes
(isso porque, os administradores entendem essa atividade como uma das
aplicações diretas de dinheiro).
Como o
controle de estoque impacta diretamente o setor financeiro da companhia,
é muito comum que os sistemas estejam integrados, facilitando a gestão e
possibilitando identificar rapidamente oportunidades e criar um plano
de ação para atingir os níveis desejados.
5. Melhora o gerenciamento da rotina
Lembra-se
da reação em cadeia negativa? Neste caso, é a positiva. Grande parte da
empresa é influenciada pelo controle de estoque, porém existem aqueles
setores que são impactados diretamente, como o setor de vendas,
financeiro, marketing etc.
Com o
acompanhamento e as informações sendo repassadas de forma correta e
atualizada, o controle de estoque consegue melhorar de forma
significativa a rotina desses setores, trazendo consequências
favoráveis, como aumento de produtividade e construção de planejamentos
mais coesos.
6. Garante excelência em atendimento aos clientes
Toda
e qualquer prática no mundo corporativo é voltada para um único
objetivo: melhorar a experiência do cliente. Com o controle de estoque
não é diferente. Mais uma vez, é um erro imensurável de qualquer gestor
acreditar que falhas no seu controle não impactarão diretamente na sua
relação com o consumidor.
Um exemplo:
digamos que o departamento de marketing crie campanhas para impulsionar
as vendas e a equipe de vendedores comece a trabalhar em cima disso.
Porém,
quando a venda está prestes a ser fechada é detectado que o produto
desejado pelo cliente não tem no estoque da empresa. A frustração será
mútua, tanto do vendedor quanto do consumidor.
O
controle de estoque é a ferramenta essencial para evitar que isso
aconteça. Com ele, o gestor sabe exatamente o que tem na empresa e
jamais deixará o cliente na mão, proporcionando um atendimento de
excelência, sem nenhuma surpresa negativa.
Agora
você já sabe a grande importância do controle de estoque para a sua
empresa. Se equilibrado, ele melhora o fluxo de caixa da organização,
aumenta a produtividade, integra as áreas e garante que o cliente tenha a
disposição o produto que ele deseja consumir.