Conheça o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e os seus 8 fundamentos

Conheça o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e os seus 8 fundamentos

Gestão é um termo muito conhecido pelas organizações, mas muitas delas não conseguem estabelecer uma gestão sólida e, devido a isso, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) criou o Modelo de Excelência da Gestão.

Também chamado de MEG, esse modelo é uma ferramenta que tem como finalidade auxiliar as organizações a estabelecer uma gestão de forma madura, buscando a excelência.

Nesse artigo, você vai entender melhor o que é e como funciona o Modelo de Excelência da Gestão, por meio dos tópicos abaixo:

- O que é Modelo de Excelência da Gestão?
- Os 8 fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão MEG
- Benefícios do MEG.


Vamos lá?

O que é Modelo de Excelência da Gestão?

Modelo de Excelência da Gestão é uma ferramenta brasileira criada pela FNQ, a fim de estimular as empresas nacionais a desenvolverem uma gestão mais.

A necessidade do MEG surgiu a partir de pesquisas entre várias organizações e especialistas em gestão no Brasil e no exterior, ao observar o quanto um modelo de gestão era visto como algo desafiador pelas empresas.

O objetivo do modelo de excelência da gestão é tornar os processos abaixo mais simples, de fácil absorção e entendimento, são eles:

- Planejamento Estratégico;
- Gestão de riscos;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão por Processos e
- Ética.

A busca pela excelência sempre estará vinculada ao termo qualidade e, por isso, é necessário um modelo que incentive as organizações a aplicarem uma gestão da qualidade.

Além disso, essa analogia mostra a importância de todos os 8 fundamentos estarem conectados entre si. Quer saber quais são esse 8 fundamentos? Então, vamos para o próximo tópico.

Os 8 fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão

O modelo de excelência da gestão é baseado em 8 fundamentos. Nesse tópico, vamos falar um pouco sobre cada um desses temas e os seus objetivos.

1. Pensamento Sistêmico

O pensamento sistêmico é uma forma de enxergar as coisas como um todo, ou seja, no caso de uma organização, é compreender que uma empresa é composta por pessoas, departamentos, processos, produtos e que todas essas partes possuem uma conexão entre si.

2. Aprendizado organizacional e inovação

Inovação é uma capacidade que, quando desenvolvida em uma organização, e instalado assim uma cultura da inovação, é estabelecida uma competitividade no mercado de trabalho. Mas não basta apenas inovar, mas também permanecer em constante aprendizado.

3. Liderança transformadora

Uma liderança transformadora é aquela que formular estratégias observando não apenas as necessidade dos clientes, mas também da sociedade, com ética, com excelência, sempre se adaptando ao cenário e à tendências do ambiente em que está inserido.

4. Compromisso com as partes interessadas

As partes interessadas, também chamado de stakeholders, são todos aqueles que estão envolvidos com a organização. É preciso saber ouvir e compreender as necessidades e as demandas desses, principalmente os clientes.

5. Adaptabilidade

Ao ouvir o termo adaptabilidade, é importante compreender sobre os conceitos de mudanças e de flexibilidade, mas também como agir diante das mudanças. É por isso que falamos de métodos ágeis para transformar sua organização adaptativa.

6. Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é um conceito que se preocupa o entre três componentes o ecológico, social e econômico, o chamado tripé da sustentabilidade, fazendo com que as organizações se preocupem com satisfazer todas essas necessidades.

7. Orientação por processos

Esse fundamento é uma parte importante para o gerenciamento dos processos, a orientação dessas práticas são essenciais para a garantir a eficiência e eficácia em todas as atividades.

8. Geração de valor

Esse fundamento é o que complementa todos os tópicos acima, isso porque, quando uma organização compreende a necessidade de todos os temas acima, o resultado é a geração de valor a nível econômico, social e ambiental.

Benefícios do Modelo de Excelência da Gestão

Empresas como Bradesco, Sebrae, Embraer, entre outras empresas, implementaram o Modelo de Excelência da Gestão e os seus 8 fundamentos. De acordo com os resultados as empresas observaram inúmeros benefícios, alguns deles são:

- Incentiva a competitividade e a sustentabilidade
- Incorpora a cultura da excelência
- Contribui no desenvolvimento dos colaboradores
- Permite o treinamento de líderes
- Estimula o desempenho financeiro.

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