Tudo que você precisa saber sobre o PIX

Tudo que você precisa saber sobre o PIX

O Pix é uma alternativa a TED, DOC e boletos: uma forma de fazer transferências e pagamentos instantâneos, inclusive nos finais de semana e feriados. Como foi criado pelo Banco Central, o Pix vai funcionar em praticamente todos os bancos e fintechs do país.

O que é o Pix, mesmo?

O Pix é um novo meio de pagamentos que permite aos usuários fazer transferências e pagamentos instantâneos, que são concluídos em até dez segundos, de forma ilimitada e gratuita – no Nubank, tanto para usuários pessoa física quanto pessoa jurídica.

Além disso, o Pix está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana – não é necessário esperar para fazer pagamentos ou transferências.

Outra novidade do Pix é a possibilidade de pagar usando apenas um dado da pessoa que vai receber: a chave do Pix. Com ele, você pode fazer um pagamento informando somente o CPF, número de telefone, e-mail ou a chave aleatória – e só.

Pessoas físicas podem registrar um total de até cinco chaves por conta da qual sejam titular, enquanto pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves, também por conta. Só não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta.

Vale lembrar!

Sempre que você compartilhar qualquer chave do Pix com outra pessoa, ela verá, no momento de enviar um pagamento ou transferência, seu nome completo, os seis dígitos do meio do seu CPF, e que você registrou a chave em uma conta do Nubank.

É importante dizer que quando você compartilha uma chave, quem usá-la para fazer um pagamento terá acesso aos dados mencionados. Por isso, fique atento quanto ao local e com quem você divide suas chaves.

O que posso fazer com o Pix?

O Pix é um meio de pagamento, tal como TED, DOC, cartão de crédito e de débito. Portanto, com ele, é possível fazer transferências e pagamentos – sejam elas digitais ou em estabelecimentos físicos. Abaixo, mostramos o que você pode fazer com o Pix no nosso aplicativo.

- Fazer transferências pelo Pix
- Fazer pagamentos por QR Code
- Enviar uma cobrança do Pix

Quais as vantagens do Pix?

Rapidez: as transferências e pagamentos são concluídos em até dez segundos entre qualquer banco;

Facilidade e segurança
: com as chaves do Pix, não é necessário informar todos os dados bancários e pessoais para receber uma transferência ou pagamento, mas sim somente uma das chaves cadastradas – só CPF, só telefone celular, só e-mail, etc;

Disponibilidade
: o Pix poderá ser enviado e recebido 24 horas por dia, 7 dias da semana;

Custo mais baixo
: para pessoas físicas, o Pix será gratuito; para pessoa jurídica e estabelecimentos, ele tem um custo, mas muito menor do que o dos demais meios de pagamento – no Nubank, por exemplo, o Pix também será gratuito para os clientes PJ.

E aí, curtiu? Já cadastrou sua chave PIX? Faça já e viva a tecnologia!

Você também pode gostar de ver