5 dicas para uma gestão fiscal eficiente e produtiva

5 dicas para uma gestão fiscal eficiente e produtiva

O que é gestão fiscal?

A gestão fiscal trata-se das estratégias tomadas pelas empresas para suprir as exigências correspondentes aos aspectos tributários da legislação.

Entre os assuntos abordados temos, por exemplo, o recolhimento de impostos, a sustentabilidade do empreendimento e o planejamento fiscal do negócio (utilização de benefícios, créditos fiscais, redução de tributos, etc.).

Ao implementar essa técnica, você estará dando um passo em direção ao seu crescimento, uma vez que estar por dentro da legalidade é requisito básico para o sucesso.

Em outras palavras, podemos dizer, que é da gestão fiscal a responsabilidade de atender as demandas da legislação, estimulando o desenvolvimento econômico, quitando impostos e proporcionando uma maior organização financeira.

Quais são as principais dicas para uma gestão fiscal em um negócio?

1. Conheça os modelos de notas fiscais

Estar por dentro sobre os principais tipos de notas fiscais é essencial para garantir uma boa estratégia de negócio e irá te auxiliar no cumprimento da lei.

2. Emitia nota fiscal automaticamente

A partir do momento que você dispõe de um sistema emissor de notas fiscais, você não mais terá dor de cabeça com essa burocracia que cerca o processo de emissão dos documentos fiscais.

3. Conte com o serviço de contabilidade especializado

Ao contar com o auxílio de um contador, você terá maior tranquilidade e conseguirá contornar dúvidas, gerando melhores decisões para a empresa.

4. Entenda o básico sobre contabilidade e impostos

Se o ramo comercial faz parte da sua área de atuação, então, é fundamental que você busque entender o mínimo a respeito de contabilidade e os impostos previstos para o seu setor como, por exemplo, o Imposto sobre Serviço (ISS).

5. Disponha de um ERP eficiente

O ERP é um sistema que integra todos os processos da mecânica comercial, desde o controle de estoque, até a geração de uma nota fiscal eletrônica.

Não resta dúvidas que para além de tantos benefícios, essa é uma forma estratégica de passar à frente da concorrência e impulsionar ainda mais o crescimento da sua empresa.

Você também pode gostar de ver