Descubra o que é transformação digital e quais são os seus desafios

Descubra o que é transformação digital e quais são os seus desafios

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de utilizar a tecnologia de maneira estratégica na empresa para elevar resultados, produtividade e vendas. Não se trata apenas de incorporar novas tecnologias, como softwares. É preciso criar uma mudança estrutural na empresa.

O estudo traz dados interessantes:

- 95% dos ouvidos afirmam que suas empresas já iniciaram o processo de transformação digital
- 46% estão em uma fase intermediária, em que as novas tecnologias começam a mudar a maneira como o negócio é gerido
- Apenas 25% das empresas afirmam que a transformação digital está entre seus três principais desafios.

Enquanto isso, só 8% considera ter atingido um estágio avançado de transformação digital, alcançando mudanças que possibilitaram a reinvenção do modelo de negócios.

Desafios da transformação digital no Brasil


Implementar a transformação digital não é um processo simples, já que demanda a mudança de cultura da empresa, além da adoção das tecnologias em si. Mas, afinal, quais são os principais desafios que as empresas brasileiras enfrentam na hora de colocar esse processo em prática? De acordo com a pesquisa, são os seguintes:

- Limitação de orçamento (35%)
- Falta de conhecimento técnico da equipe (20%)
- Falta de conhecimento técnico dos líderes (14%)
- Cultura da empresa (12%)
- Tecnologia defasada, como computadores antigos (9%)
- Burocracia interna (8%)
- Outros (3%).

Como é possível observar a partir dos dados, a limitação de orçamento ainda é a principal barreira para a implementação da transformação digital. Contudo, o gestor não deve enxergar o processo como um gasto. Na verdade, é uma necessidade para empresas que buscam elevar seus resultados.

Portanto, a implementação deve ser vista como um investimento. Em segundo e terceiro lugar, existe ainda a falta de conhecimento técnico. Isso quer dizer que a transformação digital também requer treinamento, de maneira que toda a equipe saiba como utilizar as novas tecnologias para colocá-las, de fato, em uma posição estratégica na empresa.

Mas, conforme vimos antes, é possível começar pelo básico. A pesquisa da Capterra mostra que os softwares na nuvem, por exemplo, são conhecidos ou muito conhecidos por 71% dos entrevistados.

Com essas dicas em mente, você já pode dar seus primeiros passos na transformação digital.

Você também pode gostar de ver