7 dicas de como vender sistema para papelarias

7 dicas de como vender sistema para papelarias

Quando você busca um cliente para fornecer seu sistema de gestão, é importante ter em mente qual é seu nicho de atuação e como essa tecnologia beneficiaria seus resultados. Por mais que você conheça essa ferramenta e esteja ciente do benefício que ela proporciona, é o cliente quem precisa reconhecer essas vantagens antes de fazer a sua aquisição.

Para ajudar com sua negociação, separamos aqui 7 dicas práticas para aumentar suas chances de vender sistema para papelarias. Continue a leitura.

1. Trabalhe seu discurso

O primeiro passo para realizar uma venda é ser um bom empreendedor e ter um discurso bem elaborado sobre a mercadoria e boas técnicas para abordar um novo cliente. Escolher o momento certo para entrar em contato, medir suas palavras, saber quando ser mais insistente ou quando se retirar são todas qualidades importantes em qualquer atividade que envolva vendas e negociações.

Alguns aspectos do seu discurso, como seu tom de voz, o tipo de reação que você busca, entre outros, fazem toda a diferença na hora da venda. Primeiro, tente trabalhar sua fala e linguagem corporal para transmitir credibilidade. A partir disso, tente conhecer melhor seu cliente e haja de modo que desenvolva a confiança dele.

2. Foque nas demandas do cliente

Um erro bem comum para muitos vendedores, não apenas no que diz respeito ao sistema para papelaria, é tentar destacar as qualidades do produto sem pensar exatamente como ele pode suprir as demandas que o cliente possui. Por mais que ele seja excelente, bem desenvolvido e possua suporte total da empresa, não será útil se não resolver algum problema concreto.

Nesse caso, você precisa conhecer seu cliente mais de perto, descobrindo quais são suas principais dificuldades e como você pode oferecer uma solução. Por exemplo, se ele tem dificuldades para manter o controle do estoque, foque nessa funcionalidade e como ela pode poupar trabalho. Dessa forma, seu poder de convencimento na hora da venda será muito maior.

3. Use ilustrações para ajudar na conversa

Uma das barreiras durante o processo de vendas é justamente a dificuldade de determinados clientes em visualizar o produto e com ele contribuir para os negócios. Mesmo que você tenha uma explicação teórica bem elaborada, sempre haverão termos técnicos e conceitos mais complexo que não podem ser imaginados com tanta facilidade pelo cliente.

Nesse momento, uma boa ideia é utilizar o reforço visual para transmitir esses detalhes com mais facilidade. Você pode tirar prints da interface do software para explicar melhor suas funcionalidades e esclarecer que ele pode ser utilizado sem dificuldades, mesmo por pessoas que ainda tenham pouco treinamento. Isso ajudará a construir sua credibilidade durante a conversa.

4. Entenda o produto e suas características

O pior erro que você pode cometer ao vender um sistema para papelarias, assim como qualquer outro produto, é o de não conhecer o artigo de forma aprofundada. Por mais que tenha um bom discurso, saiba se comunicar e até conheça os principais argumentos de venda, há uma boa chance de que você falhe rapidamente se não puder tirar alguma dúvida importante do cliente.

Claro que não precisa ser um especialista em toda a parte técnica, desde o desenvolvimento de código até o sistema. Porém, tem a obrigação de entender como esse sistema funciona e quais são as principais exigências para sua instalação. Sem essas informações, você rapidamente perderá sua credibilidade diante do público.

5. Ofereça um período de teste

Mesmo com o melhor preparo e os argumentos certos, pode ser difícil convencer uma pessoa a fazer esse tipo de investimento com apenas uma conversa. Felizmente, há várias alternativas para dar seguimento à negociação, mesmo quando o primeiro contato não é tão bem-sucedido. Uma dessas opções é oferecer um período de teste do sistema.

Como o nome diz, é um período no qual o cliente pode utilizar o sistema sem custo, que costuma durar 1 mês. Nesse tempo, é possível experimentar as principais qualidades da ferramenta, além de notar como elas impactam nos resultados obtidos. Ao final desse período, será bem mais fácil obter uma resposta positiva.

6. Passe dados e estatísticas úteis

Dizer que alguma ferramenta “melhora resultados” não é um bom argumento. Porém, dizer que ela “eleva o desempenho da empresa em X % dos casos” é uma questão bem diferente. Ter estatísticas para embasar o seu sistema para papelarias faz uma grande diferença no seu poder de convencimento e na confiabilidade transmitida ao cliente.

Apenas tome cuidado com os números que você utiliza. É tentador para muitos profissionais destacarem apenas os índices mais mirabolantes, mas é importante que o cliente tenha dados reais para tomar uma decisão. Destaque os pontos mais positivos e use estatísticas precisas que não pareçam fantasiosas ou enganosas.

7. Inclua pacotes e outros serviços adicionais

Uma boa forma de melhorar o ticket da sua venda é adicionar benefícios associados ao produto, como canais de atendimento exclusivos, funcionalidades extras, entre outras itens. Desde que esses pacotes ofereçam vantagens para o cliente e não comprometam a sua rentabilidade, ambos serão favorecidos.

Lembre-se também de considerar benefícios diferentes para cada cliente, prevendo-os no contrato. Mais uma vez, se você entender quais são as demandas do seu público e focar nelas primeiro, não terá dificuldades para fechar mais negócios e continuar elevando a reputação da sua empresa.

Com esses métodos, será bem mais fácil reforçar a importância de um sistema para papelaria, tanto para melhorar a organização do negócio quanto sua rentabilidade. Não se esqueça de estar preparado e continuar aprofundando seus métodos de venda para aprimorar cada vez mais a sua competência.

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