Fidelização de clientes: entenda a importância disso para sua empresa

Fidelização de clientes: entenda a importância disso para sua empresa

Com o mercado cada vez mais competitivo, pode ser bem difícil para alguns negócios conseguir novos clientes. Afinal, além de disputar o tempo e atenção deles, não é todo mundo que faz parte do seu público-alvo. Para conseguir lidar com essa situação, investir na fidelização de clientes costuma ser a melhor solução.

Como o próprio nome já deixa a entender, o objetivo é tornar um cliente ou um grupo deles fiel ao seu negócio, fazendo com que retorne com mais frequência. A princípio, pode não parecer o melhor investimento, já que alguns negócios têm alta rotatividade. Porém, com o tempo, você verá como essa prática gera um retorno mais estável.

Quer entender um pouco melhor a importância da fidelização e como colocá-la em ação?

Por que é importante investir na fidelização de clientes?


Considerando todas as suas responsabilidades dentro da empresa, além dos custos regulares, o que justificaria esse investimento? Muitas coisas, na verdade. Veja, aqui, alguns exemplos.

- Melhorar o ticket médio do cliente
O ticket médio representa o quanto um determinado cliente costuma gastar em cada compra. Quando ele é mais alto, é sinal de que seu público está colocando mais dinheiro em seu negócio a cada interação. Sendo assim, mantê-lo elevado por mais tempo é uma boa forma de contribuir com seu faturamento.

Clientes fidelizados quase sempre têm um ticket médio bem mais alto do que clientes novos, pois eles já confiam na marca e sabem que tipo de produto ou serviço estão recebendo. Essa segurança é o que permite que eles gastem mais, sem medo de desperdiçarem seu dinheiro.

- Clientes fiéis são sua melhor propaganda

Além de ser um investimento para melhorar seu faturamento, a fidelização de clientes também tem o efeito secundário de melhorar a reputação da sua empresa. Lembre-se: para cada cliente satisfeito, mais cinco pessoas devem descobrir as qualidades do seu negócio.

É bem comum que pessoas peçam recomendações a amigos e familiares antes de fazer qualquer compra, para evitar erros. Se você tem um público cativo, esses clientes também serão seus evangelizadores, reforçando as qualidades da sua empresa para outras pessoas que poderiam estar fora do seu alcance.

- Otimizar custos com divulgação

Você, provavelmente, já recomendou marcas e empresas para outras pessoas, essencialmente fazendo uma propaganda de seus produtos de graça. A melhor forma de conseguir o mesmo resultado em seu negócio é ter um público bem fiel. Não há nada de errado nisso, então use essa prática a seu favor sempre que possível.

Se você não precisa investir tanto apenas para chamar a atenção do público e convencê-los a fazer uma visita, você também vai aumentar sua lucratividade, indiretamente. E, com o tempo, isso resultará em mais vendas.

- Encurtar o ciclo de vendas

O ciclo de vendas, intervalo entre o fechamento de um negócio e o próximo, é um fator importante para a rentabilidade do seu negócio. Se ele for muito longo, isso é um sinal de que você gasta muito tempo e recursos com cada cliente individual, tornando seu trabalho menos eficiente.

Por meio da fidelização de clientes, você pode reduzir, pouco a pouco, esse custo de aquisição e a duração do seu ciclo de vendas. Esse público, à medida que se aproxima da sua marca, tende a fechar negócio por conta própria com mais rapidez, diminuindo bastante seus custos no médio e longo prazo.

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Coisas simples, como descontos em compras consecutivas ou prioridade de atendimento, podem fazer uma grande diferença para seu público. Considerando como cada um deles trará mais rentabilidade para sua empresa, esse é um ótimo investimento.

Com essas informações, você já está bem melhor encaminhado para criar um plano de fidelização de clientes. Continue se informando sobre o tema e incremente suas campanhas, sempre que possível.

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